A Unidade originou-se de uma reestruturação da Polícia Militar do Estado de São Paulo,
por meio do Decreto Estadual nº 7.289 de 15 de dezembro de 1975.
Atual Comandante, o Senhor Tenente-Coronel de Polícia Militar Moisés Sabino Zecheto.
Policial que se destacou em diversas ocorrências positivas.
A ocorrências que foi destaque no Mês.
*Clique nas Cidades para mais informações (IBGE).
Unidade Grau Bronze em 2017, Grau Prata em 2018, Grau Ouro em 2019, Grau Ouro em 2020, Grau Bronze 2022 e Grau Prata 2023 no Prêmio de Polícia Militar da Qualidade (PPMQ). Prêmio de Prática de Perímetro Escolar em 2020 pelo Instituto Paulista de Excelência da Gestão (IPEG).
Americana: 7º lugar (2021); 8º lugar (2022)
Santa Barbara: 2º lugar (2021); 6º lugar (2022).
Fonte: Índice de exposição à criminalidade violenta (2021-2022)| 5ª edição, 2023- Instituto Sou da Paz.
Criado em 2 de Fevereiro de 1993, o 1º Grupamento Feminino na Cidade de Santa Bárbara d'Oeste, com 10 policiais.
Criação do Comando de Policiamento do Interior – 9 (CPI-9) em 25/01/2006, compondo o 10º, 19º, 24º, 36º e 48ºBPMI como unidades subordinadas.
1ªCia eleita pelo Cmt Geral, para compor dentre 20 OPMs ao Projeto Piloto da Filosofia de Polícia Comunitária, implantado em 17DEZ97, em todo o Estado de SP.
Inauguração da Base Comunitária de Segurança (BCs) - Sistema KOBAN, no Jd. Europa, pertencendo à 2ªCia, com 05 policiais.
Criação do 19ºBPM/I em 15 de Dezembro de 1975. Pertencendo ao Comando de Policiamento de Área da Região de Campinas (CPA/I-2).
1993
1988
1976
1991
1995
1997
1999
1999
2001
2016
2006
2020
Criado em 7 de Julho de 1988, o Destacamento Feminino do 19ºBPM/I, com 13 policiais femininas.
Criação em meados do primeiro semestre do ano de 1995, a Ronda Ostensiva com Apoio de Motocicletas (Rocam), em Americana.
OPMs: 19ºBPM/I - 1ªCia (Americana, Artur Nogueira, Cosmópolis e Santa Bárbara d'Oeste) e 19ºBPM/I - 2ªCia (Sumaré, Hortolândia e Nova Odessa).
Criação do 1º Grupo de Policiais Instrutores do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD), com alunos da 4ª série.
Em 16 de Agosto de 2016, foi criado a 3ªCia/PM, com sede em Comópolis, atendendo as cidades de Cosmópolis, Artur Nogueira e Engenheiro Coelho.
Inauguração da Base Comunitária de Segurança (BCs) - Sistema KOBAN, no Jd. Ipiranga, pertencendo à 1ªCia, com 08 policiais.
Criado em 7 de Outubro de 1991, o Pelotão de Operações Especiais (POE), atual Força Tática, com 40 policiais.
2024
Construção da Nova Sede do 19º Batalhão de Polícia Militar do Interior.
Em 4 de novembro de 2024, foi inaugurada a nova instalação da FT, com sede em Americana, atendendo toda a área do batalhão.
GOVERNO DE SÃO PAULO
SECRETARIA DE SEGURANÇA PÚBLICA
POLÍCIA FEDERAL
POLÍCIA CIVIL
POLICIA CIENTÍFICA
O 1º Sargento PM 115623-3 J. Claudio, da Companhia de Força Tática do 19º BPM/I, foi eleito "Policial do Mês de Janeiro de 2025" devido ao seu desempenho exemplar no dia 28 de janeiro de 2025, durante uma atividade do Dejem. Na ocasião, o policial observou dois indivíduos em um veículo Ford/Ka estacionado em um posto de combustíveis na entrada da cidade de Americana, sendo o condutor do veículo já conhecido por envolvimento em furtos de veículos. Ao perceber a presença da equipe policial, o motorista arrancou bruscamente com o carro e jogou uma bolsa preta para fora do veículo. Posteriormente, foi constatado que a bolsa continha quatro módulos de ignição de veículos, além de outros objetos utilizados para a prática de furtos. Um dos suspeitos fugiu correndo em direção à empresa Unitika. Imediatamente, foi solicitado apoio via rádio, mas sem êxito na localização do indivíduo. O veículo, que pertence a uma revenda de veículos, o passageiro e os objetos apreendidos foram apresentados na Central de Polícia Judiciária (CPJ), onde foi registrado o boletim de ocorrência. O indivíduo foi liberado para responder em liberdade. O 1º Sargento PM J. Cláudio é merecedor desta homenagem, não apenas pela atuação destacada durante a atividade Dejem, mas também por sua competência na função de encarregado da administração da companhia. Seu trabalho contínuo na redução de índices criminais, com o reforço no patrulhamento, demonstra claramente que ele é um policial exemplar. Sua postura, tanto na vida pessoal quanto profissional, é marcada pela lealdade, disciplina e dedicação, atributos que são característicos de um policial de Força Tática.
A 1º Tenente PM 170224-6 Aiany Alves de Souza, da Companhia de Força Tática do 19º BPM/I, foi eleita “Policial do mês de Fevereiro de 2025” em razão de sua atuação excepcional na função de Comando Tático e no desfecho de diversas ocorrências que resultaram na prisão de cinco indivíduos, demonstrando excelência e comprometimento com a causa pública. Em 04FEV25, a Oficial abordou um veículo Kia/Soul em atitude suspeita, no município de Americana. Foi constatado que um dos ocupantes possuía mandado de prisão em aberto e o veículo, era produto de furto. Em 20FEV25, durante a Operação Impacto Matricial, em Piracicaba, a Tenente deteve um indivíduo na prática de tráfico de drogas, apreendendo 8 porções de maconha embaladas em invólucro. Em 22FEV25, durante patrulhamento, em Santa Bárbara d’Oeste, prendeu outro criminoso com 148 microtubos de cocaína e 11 porções adicionais, embaladas para a venda. Em 26FEV25, após um longo acompanhamento em Americana, a Oficial recuperou um veículo Fiat/Strada furtado no município de Limeira e prendeu o criminoso em flagrante por receptação. A 1º Tenente PM Aiany, se destacou em suas ações, evidenciando não apenas competência técnica, mas também coragem, dedicação e um comprometimento inabalável com sua função. Sua atuação exemplifica um equilíbrio entre habilidades operacionais e uma forte liderança, sempre voltada para a manutenção da ordem pública. A postura estratégica, a visão apurada e a determinação com que conduz suas missões a tornam uma profissional exemplar, atributos que a qualificam como digna e merecedora deste reconhecimento.
O Cb PM 191424-3 Natanael Polo Cardoso, da 1ª Cia PM, do 19º BPM/I, foi eleito “Policial do Mês de Março de 2025”, em razão do excelente trabalho desempenhado no Policiamento no transcorrer do referido mês, contribuído de forma exemplar em suas atividades e, assim, colaborado com o aumento da produtividade operacional, demonstrando ser um profissional de extrema importância dentro da filosofia de segurança pública da Polícia Militar. Durante o mês, o Militar realizou a prisão em flagrante delito de três indivíduos. Em 05MAR25 a equipe foi acionada via COPOM para atendimento de ocorrência de furto em andamento, onde a vítima havia informado que um indivíduo estava no telhado da residência. No local, feito contato com o solicitante e visualizado os meliantes sobre o telhado. De pronto, a equipe adentrou o corredor que dava acesso ao quintal e ordenou para que descessem, sem êxito. Ambos evadiram-se pelos telhados das residências, sendo um deles detido no momento e o outro localizado após cerco policial no interior da residência, homiziado no maleiro de um dos quartos. As partes foram algemadas, conduzidas ao hospital municipal e à CPJ, onde permaneceram presos. Em 09MAR25 prendeu um indivíduo por porte ilegal de arma de fogo. Equipe acionada via COPOM para atendimento de ocorrência com denuncia de arma de fogo, o qual um homem branco, cabelo curto, em um veículo Palio, na cor branca, estaria em posse de arma de fogo ameaçando duas meninas e uma delas seria sua ex-namorada. No local dos fatos, após patrulhamento com vistas, a equipe visualizou o veículo ocupado por duas pessoas. Realizada a abordagem, momento em que um dos indivíduos se evadiu a pé, enquanto o condutor foi detido. Na busca veicular, foi encontrada uma arma de fogo .38 de marca Taurus municiada com 05 munições intactas da marca CBC. Pesquisada a numeração do armamento, não contou registro. Indagado a respeito do armamento, informou que pretendia “assustar sua ex-namorada” por questões de infidelidade. Encaminhado à Central de Polícia Judiciária, onde permaneceu preso. O Cb PM Cardoso demonstra comprometimento com a instituição diariamente, destacando-se pelo tirocínio policial apurado, por sua atitude rápida e grande capacidade de ação no combate à criminalidade, agindo sempre com profissionalismo e dedicação ao serviço policial, tornando-se merecedor do presente reconhecimento por parte dos seus superiores e pares.
A equipe policial composta pela Cb PM Naiara, na função de encarregada e o Sd PM Rogério, como motorista, receberam a informação do COPOM sobre um roubo em andamento e rapidamente se deslocaram para o local. Ao chegarem, o foi solicitado ao morador que abrisse o portão, o que permitiu a entrada das equipes na residência. Durante a abordagem, os policiais avistaram três indivíduos no telhado da casa vizinha, iniciando de imediato um cerco policial. A Cb PM Naiara, com sua rápida e estratégica ação, coordenou as buscas e a captura dos suspeitos. Em uma das ações, avistou um indivíduo em cima de um telhado na Rua Machado de Assis e, com agilidade, deu início ao cerco, enquanto outros policiais militares adentraram a residência ao lado, com a devida autorização da moradora. A operação foi conduzida de forma precisa e eficiente, e o primeiro indivíduo foi preso quando tentou fugir ao pular do telhado, sendo rapidamente detido pela equipe. Com informações de que os criminosos poderiam estar armados, a Cb PM Naiara, em conjunto com o SD PM Rogério, supervisionou a busca nas residências, onde foram encontrados e presos dois outros envolvidos no roubo. Em um trabalho coordenado, a equipe ainda conseguiu localizar o armamento utilizado pelos criminosos em uma residência próxima. Graças à ação rápida e inteligente dos policiais, todos os criminosos foram capturados. A equipe garantiu a apreensão do armamento, além de outros objetos valiosos, como celulares, em posse de um dos presos. A prisão dos criminosos foi realizada sem grandes confrontos, graças à atuação decisiva dos militares, que coordenaram as ações de forma eficaz, o que possibilitou a captura dos envolvidos e a apreensão de provas importantes. Os três indivíduos ficaram à disposição da justiça, após a formalização do Boletim de Ocorrência de Roubo Qualificado no 1° DP.
A equipe de Rocam da Companhia de Força Tática do 19º BPM/I, composta pelo Cb PM Felipe, Sd PM Dezan, e o Sd PM Romagnolo, durante uma operação no município de Capivari, recebeu informações sobre um indivíduo envolvido na negociação de armas de fogo. Ao patrulharem a Rua Franklina de Almeida Barros, a equipe avistou o suspeito e procedeu com a abordagem. Durante a busca pessoal, nada de ilícito foi encontrado. Contudo, após uma entrevista o indivíduo confessou que em data anterior havia negociado e vendido um revólver calibre. 38 e que em sua residência havia outras duas armas: uma espingarda calibre. 12 e uma pistola calibre 9mm, ambas de propriedade de seu falecido pai. Diante da informação, a equipe seguiu até a residência do suspeito, onde foram recebidos pelo irmão mais velho do suspeito, que desconhecia a prática ilícita e autorizou a entrada da equipe, e após verificar o cofre da residência constatou a ausência do revólver calibre. 38 e a presença da espingarda e da pistola. Após a constatação do eminente risco de extravio das armas, bem como a negociação ilegal das armas de fogo, o suspeito foi conduzido ao plantão policial para esclarecimentos, acompanhado de seu irmão como testemunha. O delegado responsável registrou a ocorrência e determinou a apreensão das armas, munições, e celular para investigação. Após os procedimentos legais, o menor foi liberado sob responsabilidade de seu irmão.
No dia 20 de março, a equipe composta pela CB PM Gomes e pelo SD PM Morais atendeu a uma ocorrência de roubo a transeuntes. Após o encerramento do talão de ocorrência, foi verificada a última localização do celular da vítima, que indicava a Rua José Lázaro de Campos, onde foi encontrada uma mochila semelhante à usada por um dos autores do crime. Dois indivíduos foram abordados, e um deles confessou participação no roubo, indicando o condutor da motocicleta envolvida. A equipe seguiu até o local indicado e encontrou o celular da vítima e 8 porções de crack com uma mulher, que afirmou que o celular havia sido trocado por drogas. Durante diligências, a motocicleta e as roupas usadas no crime foram localizadas na residência de um dos envolvidos. O autor foi encontrado em uma rua próxima e, diante disso, todos foram presos. Os envolvidos foram levados à delegacia, onde a vítima os reconheceu. O delegado ratificou a prisão e determinou a elaboração do BOPC por roubo majorado, receptação e tráfico de drogas. Os objetos apreendidos foram entregues à vítima, e os envolvidos permaneceram à disposição da Justiça.
O Sd PM 138516-0 Bruno Magalhães da 1ª Cia do 19º BPM/I foi eleito “Policial do Ano de 2020”, por ter se destacado no cumprimento de suas missões, contribuindo com o aumento da produtividade operacional e consequente redução dos indicadores criminais do município de Americana/SP. Durante o mês de junho de 2020, quando então foi escolhido como Policial do Mês, efetuou 07 (sete) prisões em flagrante, realizou a apreensão de um menor de idade e a apreensão de R$ 1.301,00 (um mil, trezentos e um reais), 01 (um) aparelho celular, 1,2 kg de maconha e 250 (duzentos e cinquenta) pinos de cocaína. O comprometimento, alto grau de profissionalismo e tirocínio, observados nos atendimentos dessas ocorrências meritórias, comprovam o amor pela profissão e a excelência dos serviços prestados à sociedade.
Assim, orgulha-nos ter em nosso seleto efetivo de Policiais Militares, um profissional dessa estirpe, que enaltece o nome da Instituição Polícia Militar do Estado de São Paulo perante a sociedade e se faz merecedor do presente destaque.
O 3º Sargento PM Pescara, da 1ª Cia PM, do 19º BPM/I, foi eleito “Policial do Ano de 2021”, em razão do excelente trabalho que desempenha como Comando de Grupo Patrulha, contribuindo com o aumento da produtividade operacional e com a consequente redução dos indicadores criminais do município de Americana/SP. O 3º Sgt PM Pescara tem demonstrado ser um profissional de extrema importância dentro da filosofia de segurança pública da Instituição Polícia Militar, tornando-se fundamental no alcance dos resultados positivos obtidos, os quais foram conseguidos pelo meio do bom relacionamento construído ao longo da carreira, com imensa dedicação junto aos seus liderados. Sempre pronto a executar o que foi planejado pelo Comando, têm sido capaz de reagir a situações imprevistas, buscando solução durante as adversidades, respondendo as demandas de forma imediata, em tempo hábil e de maneira efetiva. Como um bom líder ele não apenas comanda a equipe, mas segue à frente, liderando, demonstrando motivação e proatividade, influenciado positivamente com seu exemplo. Dentro de sua autoridade é profundo conhecedor das especificidades a ele inerentes. Enfim, é um profissional que atua dentro dos princípios éticos, respeitando não apenas os seus superiores, mas considerando os seus subordinados. Destarte, por todo o exposto, tal reconhecimento encontra-se alicerçado pelo excelente trabalho que cumpriu ao longo do ano de 2021.
Este Comando durante análise criteriosa sobre o desempenho desse miliciano constatou que o mesmo se encontra acima da média. Assim, orgulha-me ter entre nosso seleto efetivo de policiais militares, um profissional dessa estirpe, motivo este que o faz merecedor do presente reconhecimento.
O Cb PM pertencente ao efetivo da 2ª Cia PM, foi eleito o “Policial Militar do ano de 2022” do 19º BPM/I, por ter, no referido ano, realizado um total de 10 ocorrências em flagrantes, logrando em prender 14 pessoas, sendo 4 procurados pela justiça e 10 flagrantes outros, que inclui 2 roubos, 2 furtos, 5 tráficos de drogas e 2 ocorrências de violência doméstica. O Cb PM Versano, demonstra dedicação ímpar à causa pública, profissionalismo, legalidade e principalmente comprometimento com a defesa da vida, prestando um excelente serviço à sociedade paulista, enaltecendo com suas ações ainda mais a Instituição, sendo merecedor da referida condecoração e digno de reconhecimento por parte de seus Comandantes e exemplo a ser seguido pelos seus pares e subordinados.
O CB PM 992065-0 Juliano de Barros, da Companhia de Força Tática do 19º BPM/I, foi eleito “Policial do Ano de 2023” por ter se destacado em diversas ocorrências positivas juntamente com sua equipe de Força Tática. No corrente ano, o policial em tela participou efetivamente em 20 flagrantes distintos, sendo eles 13 (treze) de Tráfico de Drogas, 2 (dois) de Receptação, 2 (dois) de Roubo, 2 (dois) de Furto e 1 (um) de Corrupção Passiva e destas ocorrências foram presos em flagrante 18 pessoas, 2 veículos recuperados, mais de 20 kilos de drogas aprendidas e mais de R$ 57.000,00 em espécie. O policial também realizou a captura de 23 procurados pela justiça, que retornaram ao sistema prisional para o cumprimento de pena devido suas ações.
O CB PM Juliano, ao longo de seus 23 anos de atividade profissional, que sempre foi realizada no pelotão de Força Tática é digno e merecedor da presente honraria, pois, detém vasto conhecimento profissional e demonstra elevado comprometimento para com o serviço e a Corporação, sendo um policial diferenciado pela postura, lealdade e disciplina, atributos natos de um policial de Força Tática.
Indico, o Cb PM 950025-1 Luiz Antônio Ferreira, da 1ª Cia PM, do 19º BPM/I, a “Policial do Ano de 2024”, pela excelência em seus serviços prestados à sociedade Americanense, trabalhando diuturnamente com comprometimento no Policiamento de Rádio Patrulhamento. Durante o decorrer do ano, o Militar realizou a prisão em flagrante delito de 13 (treze) indivíduos, pelos crimes de tráfico, roubo, furto e estupro de vulnerável, bem como capturou 05 (cinco) foragidos da justiça. Profissional com 30 anos de carreira, experiente, dedicado e sempre preparado para atender as ocorrências com técnica e conhecimentos além de passar ensinamentos aos policiais militares mais recrutas, demonstrando ser um profissional de extrema importância dentro da filosofia de segurança pública da Instituição Polícia Militar, tornando-se fundamental no alcance dos resultados positivos obtidos. Destaca-se também no auxílio aos demais companheiros de farda nos diversos assuntos atinentes ao serviço, resultado de seu extenso conhecimento profissional. Mesmo com o passar dos anos o Cb PM Luiz não deixa de manter sua firmeza de excelentes propósitos e serve diariamente com exemplo de profissional resiliente e combativo. O policial em tela é o espelho da dignidade, justiça e fidelidade à lei, recebendo em virtude destes predicados, a confiança inabalável da sociedade, de seus pares, subordinados e digno da presente e justa homenagem no ano em que encerrará com todas essas virtudes a sua missão na Gloriosa Polícia Militar do Estado de São Paulo.