Cliente – ao chegar e sair...
- Verifique se os locais estão bem iluminados e movimentados.
- Verifique se o manobrista é funcionário do restaurante. Ao deixar seu carro com manobristas, não se esqueça de checar o interior do veículo e itens do porta-malas.
- Tenha cuidado na entrada e saída, pois as abordagens ocorrem geralmente quando as pessoas se aproximam ou saem do veículo estacionado.
Cliente – no interior do estabelecimento
- Ao se afastar da mesa, evite deixar objetos, tais como: Comerciantes e Consumidores, carteira ou outros objetos de valor.
- Evite deixar bolsas penduradas no encosto da cadeira, para não facilitar furtos.
- Preferencialmente, pague a conta com cartão de crédito ou débito e, ao fazê-lo, observe o procedimento do funcionário, tendo sempre cautela na inserção da senha, evitando que seja vista por outras pessoas.
Proprietário
- Ao instalar equipamentos de segurança, dê preferência aos que oferecem cobertura interna e externa e com capacidade de gravação.
- O sistema de monitoramento deve possuir uma ótima resolução de imagem e tempo adequado de gravação.
- Não comente sobre bens ou valores com funcionários ou clientes.
- Oriente aos funcionários para ficarem atentos a atitudes suspeitas ou comportamento potencialmente criminoso, acionando o telefone 190 da Polícia Militar, sempre que preciso.
- Evite manter quantias elevadas no caixa.
- Em caso de roubo, não reaja. Mantenha a calma, pois a vida é o maior bem a ser preservado.