A FORÇA PÚBLICA DE SÃO PAULO

Secretaria da Segurança Pública

A Ordem Unida na Evolução da Doutrina Militar


Autor

1º Ten PM Helio Tenório dos Santos


Sinopse

A Ordem Unida na Evolução da Doutrina Militar de autoria do 1º Ten PM Helio Tenório dos Santos com prefacio do Cel Cláudio Moreira Bento, Presidente da Academia de Historia Militar Terrestre do Brasil.

Trata-se do primeiro livro publicado no Brasil sobre a historia da prática de ordem unida nas organizações militares, abordando a questão com relação à sua influência na evolução e organização dos exércitos ocidentais através dos tempos. A obra enfoca o surgimento da ordem unida na Grécia Antiga.

Acompanha sua evolução no Império Romano. Estuda as características da guerra na Idade Media.

Mostra a importância da ordem unida como alavanca propulsora do Renascimento.

Pinta com detalhes o apogeu da ordem unida no século das luzes e na era napoleônica.

Conclui o caminho ligando as evoluções tecnológicas dos dois últimos séculos à importânciapresente da ordem unida. Estudando a história da ordem unida do ponto de vista tático de infantaria, o autor consegue demonstrar sua influência nos mais diversos aspectos da vida militar, tais como o regulamento disciplinar, uso de uniformes, patentes e sistemas de promoção, suprimento, recrutamento, honras e continências, e vários outros.

Os capítulos são ilustrados com fotos e esquemas, contendo inúmeros exemplos históricos.

A obra foi aprovada pela Diretoria de Ensino e Instrução da Polícia Militar para divulgação nas escolas de formação na matéria de Educação Institucional, tendo sido distribuída pelo Clube Militar a unidades diversas das Forcas Armadas em todo o Brasil.

Voltar