A FORÇA PÚBLICA DE SÃO PAULO

Secretaria da Segurança Pública

Trânsito - Reflexões Jurídicas, Vol II


Autor

Cap PM Julyver Modesto de Araujo


Sinopse

Dando continuidade ao 1º volume, lançado em 2009, este livro contém uma compilação de diversos textos escritos por mim, fruto de minha experiência profissional e dedicação docente, sobre a temática “trânsito”, publicados em diversos sites especializados, dentre os quais destaco (e recomendo) a homepage do CEAT – Centro de Estudos Avançados e Treinamento / Trânsito (www.ceatt.com.br) e o Código de Trânsito Brasileiro Digital, de propriedade da Perkons (www.ctbdigital.com.br).

Aos que acompanham meu trabalho, trata-se de uma oportunidade ímpar para reler e estudar diversas questões polêmicas sobre o Código de Trânsito Brasileiro e legislação complementar. Àqueles que terão o primeiro contato com minha produção bibliográfica, espero contribuir com o esclarecimento e a reflexão a respeito dos assuntos aqui abordados.

Como a legislação de trânsito se altera com muita freqüência, obviamente que algumas informações encontram-se desatualizadas, por este motivo tomamos o cuidado de registrar a data em que cada artigo foi redigido (mantendo-se a redação original), bem como lançamos algumas notas explicativas a respeito de determinadas mudanças.

Alerto, todavia, que é mínima a necessidade de ajustes, permanecendo o material, como um todo, atual e pertinente ao estudo.

O objetivo maior, como o próprio título do livro esclarece, é propiciar reflexões a respeito deste assunto que cada vez mais faz parte da vida de qualquer cidadão. Neste volume 2, as reflexões vão além do aspecto jurídico, contemplando divagações que permeiam o comportamento do ser humano, de uma maneira geral.

Os textos foram organizados por ordem alfabética do título, independente da data em que foram escritos, e sem uma necessária ordem de leitura; portanto, o leitor pode escolher o assunto que lhe despertar maior interesse, e ir diretamente à página indicada.

Recomendo, entretanto, que, na medida do possível, seja realizada a leitura integral do trabalho, pois tenho certeza que o estudo por completo trará uma visão mais ampla sobre a legislação de trânsito brasileira.

Voltar