SOLENIDADE ALUSIVA AO ANIVERSÁRIO DA UNIDADE

NOTA PARA BOLETIM

12/05/2013

Senhoras e senhores, Comandantes, Autoridades Civis e Políticas, oficiais, praças e convidados, bom dia!

Mais uma vez a Polícia Militar do Estado de São Paulo e a Comunidade Paulista se reúnem nesta sede para renderem homenagem a mais um aniversário desta já tradicional Unidade de Policiamento.

Há vinte e quatro anos que nossos homens e mulheres policiais cuidam e zelam pela segurança e tranquilidade dos municípios que compõem a Região Norte da Grande São Paulo e que viu o desenvolvimento dessas cidades e o crescimento de seu povo, sempre com carinho e atenção, de forma discreta, mas presente e sempre pronta a servir.

A história desses municípios tem uma participação importante do Vigésimo Sexto Batalhão de Polícia Militar.

Hoje, somos o reflexo da atuação de cada policial militar que compôs as fileiras de nossa briosa Unidade e, como não poderia deixar de ser, de nossos anteriores Comandantes.

Podemos afirmar que a região formada pelos municípios da Bacia do Juquery está, em termos de Segurança Pública, em ordem e paz social. Claro que tal estado de harmonia da sociedade não é só fruto da ação da polícia, mas somos partícipes importantes.

Cabe ressaltar o trabalho harmonioso e integrado das Instituições Policiais Paulistas em nossa região, motivo de orgulho a cada cidadão atendido e protegido por sua polícia.

Saliento também o apoio fundamental do Poder Judiciário e do Ministério Público.

Quando assumimos o Comando do Vigésimo Sexto Batalhão, destacamos que nossa missão é proteger pessoas e com satisfação presto contas à nossa Comunidade que estamos tendo sucesso nesse objetivo. Mesmo durante o conturbado último semestre de 2012, onde mais de cem Policiais Militares tiveram suas vidas ceifadas ante uma onda de ataques pré-ordenados e sistemáticos, a ordem e a segurança em nossa área de atribuição, nossos cinco municípios, não foi abalada.

Não houve um agente da lei e das forças de segurança social vítima de tal barbárie. Não houve, na mesma medida, nenhuma ameaça de igual teor aos membros de nossa sociedade local, mesmo a despeito de termos entre as cidades que protegemos, a que possui a maior concentração de estabelecimentos prisionais do Estado de São Paulo.

Estávamos, estivemos e estaremos em paz, sempre, pois somos policiais com um objetivo inegociável: proteger pessoas.

Neste último ano, houve o desencadeamento de grandes operações policiais que feriram fundo o crime organizado em nossa região.

Protagonizamos a maior operação já desencadeada contra o jogo ilegal pela Polícia Militar; atacamos o mais antigo e maior ponto de tráfico de Franco da Rocha tendo sido seus cabeças presos, salientando que o grande operador do sub-reptício negócio e que tinha grande influência política na região está foragido e com mandado de prisão em aberto. Atacamos o jogo ilegal em Cajamar e também prendemos o cabeça da contravenção.

Inteligência e comprometimento policial foram a chave para o sucesso dessas e das demais medidas adotadas no ano que passou.

A atividade operacional foi valorizada e vários redimensionamentos de recursos foram feitos para atender às demandas de nossas cidades.

De outra banda, buscamos projetar nosso Batalhão no cenário regional e no âmbito interno da Instituição.
Temos um profícuo relacionamento com a imprensa local e até a grande mídia, estamos nas redes sociais divulgando o trabalho valoroso e sempre anônimo de nossos homens e mulheres policiais, estamos no Face Book, Twitter, Home Page, Internet, montamos um informativo, divulgamos nosso trabalho por e-mail na modalidade NewsLetter, YouTube.
Tudo isso visando divulgar o árduo trabalho policial, disponibilizar serviços à sociedade, trocar informações e incentivar a aplicação no controle dos indicadores criminais.
Ainda há outras iniciativas!

Neste ano de 2013, estaremos, em cumprimento e atendendo ao disposto no Termo de Cooperação Mútua entre a Secretaria de Educação, da Segurança Pública e Polícia Militar, aplicando o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência – PROERD – em 100% das escolas públicas de nossa região, sejam municipais ou estaduais, nos quintos e sétimos anos do ensino fundamental.

Igualmente, somos finalistas e conquistamos o terceiro lugar no Prêmio Mário Covas, com o Projeto de Câmara de Mediação de Conflitos. Nesse item somos pioneiros na Polícia Militar do Estado de São Paulo, pois somos a única Unidade Policial no Estado que possui uma Câmara de Mediação que vem atendendo às Comunidades do bairro de Laranjeiras, em Caieiras e os Moratenses no Centro Integrado da Cidadania de Francisco Morato.

Somos uma Unidade tradicional da Polícia Militar e, no ano que vem, quando completarmos 25 anos de existência, nosso Jubileu de Prata, definitivamente nos ombrearemos às mais briosas Unidades desta quase ducentenária Instituição de Segurança Pública.

Como não poderia deixar de ser, por uma feliz coincidência do destino, o Vigésimo Sexto Batalhão faz aniversário no dia 12 de maio, mesmo dia em que se comemora o Dia da Policial Feminina, dia este que cai neste próximo domingo, em que coincidentemente também será comemorado o Dia das Mães, por isso quero render uma homenagem especial à Mulher Policial e à Mãe. Parabéns a todas vocês, policiais, mães e mães policiais; nosso sempre e profundo agradecimento.

Obrigado.

JOÃO CARLOS PELISSARI