O que é um Plano de Comando? É um Plano de fortalecimento institucional. E por que a Polícia Militar do Estado de São Paulo precisa ser forte? Porque depende dela a Segurança de quase 50 milhões de brasileiros. O desenho de uma força tem de ser superior às ameaças que ela vai enfrentar, a calamidades, criminalidade organizada e não organizada; com o objetivo de salvar, servir e proteger o cidadão. E não há construção de força se não houver coragem e muita vontade de trabalhar. Acredito que este Plano reflete estas virtudes: Coragem e Trabalho. Ao longo de minha carreira na Polícia Militar do Estado de São Paulo, de todas as lições e desafios que me foram apresentados, destaco a necessidade do planejamento para o sucesso de uma missão. E é com esse pensamento que externo a satisfação em apresentar o novo Plano de Comando da PMESP, como forma de dar continuidade à Missão da PMESP, de maneira que todo integrante desta Força conheça os objetivos, trabalhe para alcançá-los e, consequentemente, contribua para a melhoria da qualidade de vida da sociedade. Um planejamento alicerçado nos Valores desta Instituição, mas com olhar na inovação que o mundo e a sociedade atual requerem, com o propósito de adotar um planejamento rumo aos seus 200 (duzentos) anos, baseou-se na análise da realidade, antecipação de condições futuras, seleção de alternativas e caminhos que conduzam a Instituição ao cumprimento de seus objetivos, com base no pensamento sistêmico.
Preocupado em dar capilaridade no envolvimento de todos os policiais militares no desenvolvimento do Plano de Comando, não medimos esforços em buscar a opinião dos policiais de todos os postos e graduações e todos os segmentos. Nesse sentido, a título de exemplo, foram enviados cerca de 82.000 emails dos quais foram recebidas 1450 respostas que foram analisadas por equipes multidisciplinares de todas as áreas de atuação. Com grande honra em Comandar nossa Instituição, e com muita satisfação apresento o Plano de Comando 2024 – 2031, fruto de conhecimento e experiências de profissionais de todas as áreas em que a Polícia Militar do Estado de São Paulo atua. Com uma direção bem definida, a Instituição segue rumo aos 200 (duzentos) anos sustentada nos três Fundamentos da sua gestão: Direitos Humanos, Polícia Comunitária e Excelência da Gestão.
O Plano de Comando 2024 – 2031 demonstra o perfilamento de nosso maior bem, o policial militar, à nossa nobre missão de contribuir para a garantia da segurança e ordem públicas e da prevenção e respostas à emergência no estado de São Paulo, embasados em ética, doutrina e resultados.
Comunicar à sociedade e demais partes interessadas os princípios organizacionais e valores da Polícia Militar do Estado de São Paulo, demonstrando o compromisso institucional com a melhoria contínua da qualidade dos serviços prestados à população, com base nos fundamentos da gestão da PMESP: Direitos Humanos, Polícia Comunitária e Excelência da Gestão.
Atuar na defesa do Estado e das instituições democráticas, preservando a ordem pública, a incolumidade das pessoas e o patrimônio, tendo por fundamentos os Direitos Humanos, a Polícia Comunitária e a Excelência da Gestão.
Ser reconhecida como referência nacional e internacional em serviços de segurança pública, entregando à sociedade o melhor militar estadual do país: íntegro, técnico, equipado, respeitável, reconhecido, motivado e eficiente.
Patriotismo, civismo, hierarquia, disciplina, profissionalismo, lealdade, constância, compromisso com a verdade, honra, dignidade humana, honestidade, coragem, empatia, gratidão, fé na missão e espírito de corpo.
Aprimorar as estratégias de enfrentamento ao crime e às infrações administrativas, intensificando o combate às organizações criminosas, fortalecendo a autoridade policial-militar como principal vetor de proteção das pessoas.
Valorizar o policial militar como eixo dos esforços organizacionais.
Consolidar as Ciências Policiais, a doutrina, a gestão sistêmica do conhecimento e a proteção do conhecimento.
Promover a melhoria contínua dos macroprocessos operacionais, gerenciais e de apoio.
Fortalecer as relações institucionais.
Expandir a interação da Instituição com a comunidade, destacando o policial militar como referência de segurança.
Consolidar o sistema estadual de atendimento e resolução de emergência policial e incidente crítico em segurança pública.
Fortalecer a coordenação do Sistema Estadual de Atendimento de Emergências e a gestão de atividades de bombeiros e defesa civil, aperfeiçoando a prevenção, proteção e pronta resposta às emergências.
© Plano de Comando 2024 - 2031 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvido pelo CComSoc PM