Programa Vizinhança Solidária

reduz 60% dos indicadores criminais na região da av. Paulista e ruas do bairro

a

A 3ª Companhia do 11º Batalhão de Policia Militar Metropolitano, órgão de execução, subordinada ao Comando da Área Central, responsável pelo policiamento ostensivo fardado, desde o início do 2º semestre de 2018, está implantando na região da Avenida Paulista e ruas do Bairro Jardim Paulista o Programa Vizinhança Solidária (PVS).

Ao se falar da real eficácia e eficiência do programa realizamos o controle dos indicadores criminais nos locais onde foram implantados o PVS e tivemos a grata notícia, ao compararmos o segundo semestre de 2017 com o segundo semestre de 2018, de diminuir 60% dos indicadores criminais, assim pelo registro da CAPS em 2017 tivemos a quantidade de 2.329 crimes registrados e no mesmo período de 2018 tivemos 920 registros da pratica de crimes, “trocando em  miúdos” como o dito popular, salvamos 1409 pessoas de serem vítimas da criminalidade tudo em razão da conscientização e participação ativa da comunidade local em segurança primária.  Hoje contamos com a parceria no PVS de 33 (trinta e três) ruas do bairro, o Programa já se encontra implantado em 139 (cento e trinta e nove) condomínios, 20 (vinte) comércios, 22 (vinte e duas) residências e 02 (duas) igrejas, totalizando a adesão de 22.065 (vinte e duas mil e sessenta e cinco) pessoas da comunidade.  Outro grande sucesso dessa integração são as capacitações em cidadania dadas por policiais militares da 3ª Cia do 11º BPM/M aos profissionais que cuidam diuturnamente do controle de acesso dos prédios residenciais. Essa capacitação tem o objetivo de instruir o profissional (porteiros, zeladores, síndicos) da sua importância quanto a identificação de condutas estranhas à vida e rotina dos condôminos e também como e qual a melhor forma de acionar e passar as informações de um crime via 190. Atualmente 115 profissionais já foram capacitados e temos mais de 200 interessados nessa capacitação. A implantação do PVS ocorre gradativamente de forma que os princípios basilares do programa sejam assimilados construtivamente pela comunidade local.

A base dessa nova ideia de policiamento é a integração POLÍCIA E SOCIEDADE cujas medidas simples de prevenção primária são discutidas em reuniões, mensagens e difusão de dicas de segurança por meio de redes sociais, assim a comunidade começa a exercer seu papel constitucional referente a sua responsabilidade como cidadão quanto à Segurança Pública.

A experiência de integração com a comunidade está cada vez mais colhendo frutos, isso é facilmente comprovado através da procura da comunidade em demonstrar interesse na implantação do programa em suas respectivas ruas.

Estar à disposição da comunidade é uma missão constitucional, mas ao mesmo tempo é um desafio, porém quando nos dispomos a conversar e em conjunto acharmos um denominador comum o sucesso é praticamente garantido, pois “Verba mollia et efficacia”, As boas palavras custam pouco e valem muito!

#podeconfiarpmesp