A FORÇA PÚBLICA DE SÃO PAULO

Secretaria da Segurança Pública

Notícia

Fakenews sobre Sistema Único de Segurança Pública

Comandante Geral desmente fakenews que circula em redes sociais

01

Circula em Redes Sociais uma publicação que relaciona a aprovação da Lei 13.675/18, que cria o Sistema Único de Segurança Pública, com partes de uma inexistente norma que extinguiria carreiras policiais e criaria uma “suposta” Polícia Distrital.

A publicação enganosa ainda apresenta uma “tabela salarial” com os diversos cargos criados pela suposta Norma.

A suposta “Lei” apresentada não existe! Não existe também nenhuma proposta legislativa similar ao texto circulante em redes sociais.

Também, não existe, neste momento, propositura com viabilidade de alterar a arquitetura constitucional da Segurança Pública Brasileira, o que dependeria de Proposta de Emenda à Constituição Brasileira.

No que concerne à Lei do SUSP (13.675/18), aprovada em 11 de junho e com vigência a partir de 12 de julho, ressaltamos que se trata de relevante diploma legal que pretende elevar a eficiência das Polícias, garantir atuação integrada dos órgãos de segurança pública, estabelecer parâmetros e metas para atuação, bem como determinar critérios para integração de bancos de dados e outras medidas para melhoria da segurança pública no Brasil.

O SUSP ainda carece de regulamentação nas esferas federativas cujos órgãos detenham atribuições, sendo certo que o Comando da PMESP acompanha esse processo de maneira ativa com o objetivo de aprimorar e garantir efetividade a esse Sistema.

 

Coronel PM Marcelo Vieira Salles
Comandante Geral da Polícia Militar

 

 

#podeconfiarpmesp
COMUNICAÇÃO SOCIAL PMESP

Facebook Twitter